quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Justificações


Justificativa (s.f.): Explicação, motivo, razão; desculpa.

Uma das características do pecado é a injustiça, pois infringe a justiça e a Lei de Deus. Os homens tentam de muitas formas se justificar, se tornarem justos diante os olhos de Deus, são os seus esforços próprios que são oferecidos a Ele. Porém Deus considera tudo o que o homem faz por meio de si, para se justificar, como algo inútil e sem qualquer valor para que Ele possa perdoar o homem de seus pecados. Aquilo que oferecemos a Deus, a fim de que Ele nos perdoe e nos conceda justificação e acesso ao céu, não O satisfaz, porque estes preços de nada servem e porque não são o único e inalterável preço que Deus estabeleceu: a crucificação de Jesus.
"Mas todos nós somos como o imundo, e todas as nossas justiças como trapo da imundícia; e todos nós murchamos como a folha, e as nossas iniqüidades como um vento nos arrebatam." (Isaías 64 : 6)
"Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus. Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios; Cuja boca está cheia de maldição e amargura.Os seus pés são ligeiros para derramar sangue.Em seus caminhos há destruição e miséria;E não conheceram o caminho da paz.Não há temor de Deus diante de seus olhos.Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado." (Romanos 3 : 9,20).
Mas o que dizer da busca, da luta humana, às vezes desenfreada, por justificar a si mesmo diante dos homens? Filosofia própria: Abrimos mão da nossa reputação quando aceitamos Jesus. Porque então se desgastar procurando se explicar e justificar? Lutar para preservar ou resguardar algo que deveria estar mortificado, entregue aos pés da cruz a muito tempo. Nos justificamos a fim de preservar nossa reputação. Onde é que fica o “não importa que vão pensar de mim”, que muitos de nós já cantamos inúmeras vezes?
Por mais que no nosso discurso de cristão maduro e ciente de que somente Deus é quem nos justifica, dizemos que não queremos, gostamos ou nos justificamos, fazemos isso quase que o tempo todo. É algo da natureza humana, a auto-preservação. Natureza podre que precisa ser rendida diante de Deus e por Ele transformada. Quando nosso orgulho é atacado nos armamos em defesa própria, por mais que saibamos que Jesus não se ocupou em justificar-se em momento algum, mesmo sendo 100% justo e inocente. Dizemos que queremos ser como Ele mas não atentamos para o agir como Ele.
Eu poderia escrever páginas e mais páginas pedindo para que Deus seja benigno a mim pecadora, me livre da minha natureza e me torne mais próxima do plano perfeito que Ele tem pra mim como filha, serva, adoradora. Fica aqui uma pequena e sucinta oração:
Sonda-me oh Deus e esquadrinha-me, vê se há em mim algum caminho mau e torna-o reto e aceitável a Ti. Tudo o que há em mim me afasta de Ti. Somente em Jesus, por meio de Seu sangue justificador que me conduz à reconciliação Contigo é que posso me achegar aos Teus pés. Alcança-me a mim e transforma-me segundo a Tua vontade, não por ou para mim mesma, mas para que Tu possas ser glorificado e exaltado através da minha vida, em nome de Jesus. Amém.
"Auto justificar-nos é atribuir a outrem a culpa de nossos fracassos, na tentativa de nos sentirmos melhores" (Ed Cole).

Nenhum comentário:

Postar um comentário