sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Inveja...

O sentimento sadio é vida para o corpo, mas a inveja é podridão para os ossos. Provérbios 14:30

O teu coração não inveje os pecadores; antes permanece no temor do SENHOR todo dia. Provérbios 23:17

Porque também nós éramos noutro tempo insensatos, desobedientes, extraviados, servindo a várias concupiscências e deleites, vivendo em malícia e inveja, odiosos, odiando-nos uns aos outros. Tito 3:3

Também vi eu que todo o trabalho, e toda a destreza em obras, traz ao homem a inveja do seu próximo. Também isto é vaidade e aflição de espírito. Eclesiastes 4:4

Deixando, pois, toda a malícia, e todo o engano, e fingimentos, e invejas, e todas as murmurações, 1 Pedro 2:1

A Bíblia tem inúmeros versículos acerca da inveja, seus males e frutos podres; e exortações para que nos apartemos dela. Não quero aqui negar a existência dela.
Uma coisa que me irrita profundamente é a espiritualização equivocada das coisas. Quando alguém está vivendo desventuras em série ou coisas simplesmente não dão certo, planos sucumbem, etc... as pessoas se levantam numa tentativa de resguardar o ego da pessoa e agir segundo a manutenção da "auto-estima" e num espírito de oração e fervor dizem: Foi injeva! Vamos estar orando contra isso e pedindo proteção de Deus!
Alllloooooooouuuu, se todos nós fôssemos viver segundo as auto-proteções contra a inveja teríamos uma vida de espião de cinema, onde tudo é secreto.
Não procuro generalizar as coisas. Quem lê é totalmente apto e livre pra discordar de mim. Quero falar de situações do tipo que as brechas da pessoa são tapadas e mascaradas pela "obra da inveja". A pessoa mesmo não erra não, foram os outros, com inveja que abriram as portas pras coisas darem errado.
Se a Palavra nos manda ser simples, puros e humildes como Jesus, porque aceitar a idéia de que somos alguma coisa (soberba do ego) e que despertamos inveja pelo que temos ou outra coisa. É narcísico demais! "Eu sou o/a tal, as pessoas me invejam! Não sei como isso acontece, sou tão normal, mas elas me invejam! Queriam ser eu, acho!" Misericórdia né. Façam-me o favor!
A falsa modéstia me enoja. A hipocrisia me dá ânsia.
A Igreja precisa ter sua visão e discernimentos espirituais restaurados. Vamos parar de culpar os outros, seja por inveja, ódio, ou qualquer outra coisa que vem de fora e "nos atinge".
A Bíblia diz que não há encantamento/maldição contra Israel, vivamos como tal, livre das prisões que nós mesmos criamos contra nós. É tempo de avançar e lutar. Corrigir as coisas e brechas em particular e prosseguir. É muito fácil dizer que sou santa, pago um preço, e por isso sou alvo de retaliações; se dá algo errado é obra do malígno, não fruto das minhas obras podres escondidas.
Diz-se muito que se não há tribulações é porque está-se agradando ao diabo e por isso ele não tem porque militar contra nós. Mas vejo, na Igreja, pessoas dizendo de suas várias provações e tribulações (usando muita hibérbole nisso), a fim de deixar subentendido que é um homem/mulher de Deus fervoroso e por isso "sofre" tanto. Cuidado com as pessoas que sempre falam muito do que fazem na sua vida espiritual enquanto conversam com os outros. Em Mateus Deus diz que não devemos transparecer nem anunciar que jejuamos, nem que devamos orar fervorosamente nas sinagogas ou onde possam nos ver, mas em secreto, onde somento o Reino Espiritual o sabe. Que sejamos assim em tudo que fizermos. Não se vanglorie de si memso achando que está-se exaltando a Deus como uma pessoa de fé e compromisso.
Enganoso é o coração do homem e nossa natureza sempre tende a alimentar a carne, indo contra a exortação de Cristo: negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário