quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Unidade

A Biblia é clara e reiterante no que diz respeito à unidade.
Eclesiastes 4:12 diz que o cordão de três dobras (eu, você e Deus) não se quebra tão depressa.
Em Mateus 18:15-20 há o texto sobre que dois ou mais reunidos atraem a presença de Deus e tem o poder de ligar e desligar as coisas no reino do Espírito e aqui na terra.
Todo crsitão já ouviu muitas palavras sobre esse assunto e sabe que a força da igreja, do povo de Deus, está na unidade.
Mas o que fazer quando há pessoas na igreja com as quais simplesmente não conseguimos nos relacionar?
Graus de afinidade são reais e não são o caso desse post. Falo de dificuldades de relacionamento. Por mais que à luz de Jesus devamos agir em amor e aceitação, na minha falha humana chego a pensar que algumas pessoas "não valem a pena". Na minha racionalidade podre chego a lançar teses em mim mesma: Num corpo, se o baço é retirado, não muita coisa muda. Logo, há pessoas que não vão mesmo fazer diferença se eu lançar fora da minha vida".
A inteligencia humana não ajuda nessas horas.
E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno. (Mt 5:30). Se o convívio com uma pessoa me faz pecar por julgar e repudiar, e consequentemente não conseguir controlar minha língua contra a pessoa (luta contra carne e sangue quando na verdade deveria ser contra o pecado), eu posso lançar a pessoa fora do meu arraial ora bolas!
Toda justificativa justificativa humana é trapo de imundícia pra Deus e serve apenas pra provar que vc luta desesperadamente pra preservar uma imagem que já deveria ter sido abandonada aos pés da cruz a muito tempo.
Erro meu, eu sei. Não sei é como transformar isso em mim.
A meu ver a falha de caráter ou pecado alheio não afeta somente aquele que pecou. É uma legalidade para que o inimigo difame a igreja, os evangélicos em geral, generalizando o fato. Se um peca, o povo diz que todos pecam e que não creem em um cristão que realmente seja diferente e procure seguir os passos, os mandamentos de Jesus.
Quando pecamos nosso filhos também são "atacados"; Êxodo 20:5 diz que Deus visita a iniquidade dos pais nos filhos até a 3ª e 4ª geração.
Orar para Deus enviar as pessoas pra África ou algum destino distante de missões não seria o caso, visto ser a minha motivação a própria distância.
Peco ao olhar as circuntâncias e, vendo falhas, "desistir" da pessoa.
Eu não consigo manter todos os meus passos retos diante de Deus e mesmo assim julgo as pessoas que também não conseguem, em diferentes áreas. Será que só eu ajo assim.
"Aquilo que detesto, isso faço". Paulo escreveu isso aos Romanos. Interpretações cada um possui a sua, à luz do Espírito. Para mim, aquilo que sei que não é certo diante e por meio de Jesus, isso acabo fazendo, por ser minha natureza distante da Santidade Dele.
Peco e careço da misericórdia, da glória e da abundante graça de Deus. Que Ele seja benigno a mim pecadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário