segunda-feira, 13 de junho de 2011

Papai



Meu pai nunca me viu por causa de um glaucoma que tirou sua visão. Mas ainda não encontrei olhos tão atentos quando alguém sabe que estou por perto, chamo ou vou chegar. Olhos que brilham todo orgulhosos quando alguém me faz um elogio e que brilham mais ainda quando ele mesmo o faz. Saio de casa nas segunda com um abraço, um beijo e um ‘Deus te proteja e te traga de volta’, e na sexta sou recebida com outro abraço, bem mais alegre e um ‘graças a Deus’.
Ele sempre esteve nas minhas peças da escola e eu o via mover a cabeça na direção em que vinha o som da minha voz, e sorrir. Sempre se deitava na minha cama e contava as mesmas histórias até que eu adormecesse; 'o caso da onça'.
Alguém que sempre me chamou de ‘querida’ e que nos últimos anos tem me chamado de ‘amor’. Tão bom ligar pra casa quando ele atende. Tão preocupado com o que se passa, com o que preciso, como estou, se já jantei ou comi a ‘banana do dia’ pra manter minha saúde.
Um cuidado que sufoca às vezes, confesso. O tempo todo atrás de mim querendo sair pra comprar o que eu quiser comer, porque ele se preocupa com meu pouco peso. Ninguém é tão próximo a mim na minha casa. Nós dois nos entendemos, temos nossos segredos. Não que ele despreze minha irmã, mas um dos ‘segredos’ que ele me diz é que sou o que ele tem de mais valor.
Esses dias eu estive triste, chorando no meu quarto. Quando minha mãe contou pra ele, ele foi até lá perguntar o que ‘estava me chateando’. Respeitou meu silêncio e não ficou insistindo por uma resposta. Quando, mais tarde, ouviu a porta do meu quarto abrir, abaixou o rádio e me chamou. Me propôs um ‘passeio’ pra que eu me sentisse melhor; me ofereceu sorvete. Meu pai não toma sorvete. Não sabia como agir na situação e ofereceu o que achou ser melhor, sua companhia. Ele apenas queria ver a garotinha dele feliz...
Nem a soma de tudo o que eu poderia vir a fazer, poderia servir pra agradecer a Deus por ter escolhido tão bem o meu pai!
" Você não sabe mas a primeira vez que vi meu Deus, foi em seus olhos, quando eu precisei e você esteve ali."

Nenhum comentário:

Postar um comentário