terça-feira, 26 de abril de 2011

Cura Interior II



Eu me deixo curar! Esse é o nome de um ‘ministério’ e de uma serei de livros aos quais pude conhecer recentemente. Impactante. Muito além de reconhecer que se tem feridas e que se precisa da ajuda e da intervenção de Deus, é necessário se deixar curar. E o que é esse ‘se deixar curar’?

Se deixar curar é se entregar ao processo de cura. È revelar as feridas ocultas a fim de que possam receber o bálsamo e o tratamento devidos. Naamã escondia sua lepra por debaixo de sua armadura; quantos de nós ostentamos armaduras? Armadura diz de proteção e como seres humanos somos exímios na auto-proteção. Revelar nossas dores, nossos pontos fracos pode nos tornar vulneráveis ou nos levar a abrir mão de uma imagem ‘forte’ que tanto nos custa. 

Não abandonando a figura da armadura, há uma ilustração mais simples ainda: uma meia furada! Quão ‘constrangedor’ nos é o dia em que saímos de casa cientes de um buraco na meia e por alguma razão nos é necessário tirar o sapato em público? Um buraco na meia não depõe contra nós mesmos em quase nada na verdade. Mas no nosso entendimento é algo complicado. Quantos de nós estamos dispostos a mostrar nossos buracos nas meias? Dentro do sapato ninguém percebe ou imagina que eles estão lá.

Existem muitas causas para nossas distintas feridas. Em especial, a alma feminina é peculiar. Como somos mais emotivas e vasos mais frágeis, muitas questões conseguem nos marcar e ferir, em áreas que os homens não conseguem compreender e por isso, acabam nos pormenorizando. Não que eles sejam imunes às feridas emocionais de rejeição, desamparo, traição ou abandono; mas são mais resistentes em admiti-las, a meu ver.

Hoje quero me deter em dois tipos de feridas. Há feridas que são advindas de nossos pecados:
Todos os teus amantes se esqueceram de ti, e não perguntam por ti; porque te feri com ferida de inimigo, e com castigo de quem é cruel, pela grandeza da tua maldade e multidão de teus pecados. Jeremias 30:14
Toda idolatria refere-se à prostituição com outros deuses. Cada área específica de pecado está sob o co mando de uma determinada casta de demônios. Nos tornamos amantes deles, uma vez que, como Noiva de cristo, todo e qualquer relacionamento fora disso é concebido com ‘amantes’ e tidos como prostituição.

Há feridas causadas pelo próprio Deus no processo do tratar Dele conosco.
Os vergões das feridas são a purificação dos maus, como também as pancadas que penetram até o mais íntimo do ventre.
 Provérbios 20:30
Vinde, e tornemos ao SENHOR, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida.
Oséias 6:1
Porque ele faz a chaga, e ele mesmo a liga; ele fere, e as suas mãos curam.
Jó 5:18
Uma fez feridos por Deus, por seu braço forte, nossa reação é de nos levantarmos sem muito entendimento perguntando onde está Deus ou porque tal situação nos sobreveio. Somente o Espírito é fiel e capaz de nos trazer compreensão acerca do tipo de dor que estamos sentindo. A Bíblia nos conforta e traz segurança mesmo na dor, ao dizer que o Senhor que fere e despedaça é o mesmo que sara e ata a ferida. Quem melhor do que Aquele que feriu para saber exatamente onde e como nos curar?

Não gostamos da dor. A abundância de anestésicos e analgésicos exprimem isso. Fugas da realidade, sublimação, fantasia e outros meios são comuns porque escolhemos não lidar com a dor. Mas é por meio da dor que Deus nos torna mais próximos de cristo, que suportou ao máximo todas elas. Quando Jesus é o modelo, nossas dores se tornam pequenas demais... mas mesmo assim Ele sabe o que elas representam para nós e nos assiste e cura.

Continua...

2 comentários: