quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Louvor e adoração hoje


"Poderoso, poderoso, poderoso, somente Ele é."
"Maravilhoso, Conselheiro, Deus forte, Pai da eternidade e Prinípe da paz".
"Jesus, lindo, eu te amarei para sempre".
"Doce amor, doce amor é o Teu meu Jesus".

De quantas canções de amor e adoração você é capaz de se lembrar?
Eu poderia ficar bastante tempo relembrando e ditando, postagens atrás de postagens.
Mas o que temos hoje nas igrejas e no "meio gospel" é algo meio diferente. As canções que fazem sucesso (isso é estranho quando sucesso pressupõe astros e só há Um digno de honra e glória), são aquelas que exaltam as promessas de Deus para seu povo, massageando o ego dos fiéis e trabalhando auto-estima.
Você repete e canta fervorosamente as letras que dizem da sua própria vitória. Isso não é errado, mas não deveria ser parte do repertório das igrejas. O louvor é um momento de honra e glorificação do Deus vivo, nada mais. A igreja tem perdido o foco e não tem sabido mais o que é adoração. Adoração não é um povo pulando sem saber o que canta. Adoração não é ficar repetindo aquilo que Deus pode fazer e faz por você. Ele é digno de adoração pelo que Ele é e não pelo que Ele faz.
A distorção no meio cristão é tão grande que talvez nem esteja conseguindo me expressar.
A Bíblia diz em Lamentações 3:21 "Quero trazera memória o que me dá esperança." Não é errado cantar que temos a marca da promessa, que vamos viver uma virada, que vamos vencer, que há uma nova história pra mim, que eu isso, eu aquilo... mas onde Ele é glorificado nisso? Ele já sabe que fez todas essas promessas e que pode cumprí-las!
Louvor não é hora de egocentrismo ou de procurar repetir aquilo que te dará um ânimo melhor. Faça isso em casa, no carro enquanto estiver indo à igreja, em qualquer lugar, menos na hora dita adoração do culto. Se é que há uma hora específica de louvor e adoração... mas isso é assunto pra outra postagem.
Vamos acordar como Noiva e igreja e reaprender a entoar cânticos ao nosso Deus. Reaprender que vivemos para e por Sua glória e não por nós mesmos. Quando uma canção faz sucesso demais fique atento à quem ela exalta... egos ou a Deus.
Há sim, para mim, uma diferença entre canções de louvor entoadas quando nos reunimos em culto e canções que acompanham nosso dia a dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário