terça-feira, 26 de abril de 2011

Cura Interior II



Eu me deixo curar! Esse é o nome de um ‘ministério’ e de uma serei de livros aos quais pude conhecer recentemente. Impactante. Muito além de reconhecer que se tem feridas e que se precisa da ajuda e da intervenção de Deus, é necessário se deixar curar. E o que é esse ‘se deixar curar’?

Se deixar curar é se entregar ao processo de cura. È revelar as feridas ocultas a fim de que possam receber o bálsamo e o tratamento devidos. Naamã escondia sua lepra por debaixo de sua armadura; quantos de nós ostentamos armaduras? Armadura diz de proteção e como seres humanos somos exímios na auto-proteção. Revelar nossas dores, nossos pontos fracos pode nos tornar vulneráveis ou nos levar a abrir mão de uma imagem ‘forte’ que tanto nos custa. 

Não abandonando a figura da armadura, há uma ilustração mais simples ainda: uma meia furada! Quão ‘constrangedor’ nos é o dia em que saímos de casa cientes de um buraco na meia e por alguma razão nos é necessário tirar o sapato em público? Um buraco na meia não depõe contra nós mesmos em quase nada na verdade. Mas no nosso entendimento é algo complicado. Quantos de nós estamos dispostos a mostrar nossos buracos nas meias? Dentro do sapato ninguém percebe ou imagina que eles estão lá.

Existem muitas causas para nossas distintas feridas. Em especial, a alma feminina é peculiar. Como somos mais emotivas e vasos mais frágeis, muitas questões conseguem nos marcar e ferir, em áreas que os homens não conseguem compreender e por isso, acabam nos pormenorizando. Não que eles sejam imunes às feridas emocionais de rejeição, desamparo, traição ou abandono; mas são mais resistentes em admiti-las, a meu ver.

Hoje quero me deter em dois tipos de feridas. Há feridas que são advindas de nossos pecados:
Todos os teus amantes se esqueceram de ti, e não perguntam por ti; porque te feri com ferida de inimigo, e com castigo de quem é cruel, pela grandeza da tua maldade e multidão de teus pecados. Jeremias 30:14
Toda idolatria refere-se à prostituição com outros deuses. Cada área específica de pecado está sob o co mando de uma determinada casta de demônios. Nos tornamos amantes deles, uma vez que, como Noiva de cristo, todo e qualquer relacionamento fora disso é concebido com ‘amantes’ e tidos como prostituição.

Há feridas causadas pelo próprio Deus no processo do tratar Dele conosco.
Os vergões das feridas são a purificação dos maus, como também as pancadas que penetram até o mais íntimo do ventre.
 Provérbios 20:30
Vinde, e tornemos ao SENHOR, porque ele despedaçou, e nos sarará; feriu, e nos atará a ferida.
Oséias 6:1
Porque ele faz a chaga, e ele mesmo a liga; ele fere, e as suas mãos curam.
Jó 5:18
Uma fez feridos por Deus, por seu braço forte, nossa reação é de nos levantarmos sem muito entendimento perguntando onde está Deus ou porque tal situação nos sobreveio. Somente o Espírito é fiel e capaz de nos trazer compreensão acerca do tipo de dor que estamos sentindo. A Bíblia nos conforta e traz segurança mesmo na dor, ao dizer que o Senhor que fere e despedaça é o mesmo que sara e ata a ferida. Quem melhor do que Aquele que feriu para saber exatamente onde e como nos curar?

Não gostamos da dor. A abundância de anestésicos e analgésicos exprimem isso. Fugas da realidade, sublimação, fantasia e outros meios são comuns porque escolhemos não lidar com a dor. Mas é por meio da dor que Deus nos torna mais próximos de cristo, que suportou ao máximo todas elas. Quando Jesus é o modelo, nossas dores se tornam pequenas demais... mas mesmo assim Ele sabe o que elas representam para nós e nos assiste e cura.

Continua...

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Cura Interior


    

            Segundo Betty Tapscott cura interior é a cura de nosso homem interior: da mente, emoções, lembranças desagradáveis, sonhos. É o processo pelo qual, por meio da oração, somos libertos de sentimentos de ressentimento, rejeição, auto-piedade, depressão, culpa, medo, tristeza, ódio, complexo de inferioridade, auto-condenação e senso de desvalor, etc. Em Romanos 12.2, lemos o seguinte: "E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente..." A cura interior é a renovação de nossa mente.
            A cura da alma é uma realidade nas igrejas a muito tempo. Freud, no início do século passado, se referia a seu amigo Oskar Pfister (pastor luterano) como ‘o cura de almas’ – a tradução perfeita do alemão não existe no português.E dizia que tanto a 'religião' quanto a psicanálise se ocupavam de curar almas e libertar pessoas de seus sofrimentos internos.
            Mas há um movimento equivocado e danoso se desenvolvendo em algumas denominações. Líderes, cristãos em geral, tem usado o termo ‘ferido’ para designar uma pessoa a qual não conseguem compreender ou não corresponde às suas expectativas. Uma designação preconceituosa que se mune de desprezo e desvalor, como se a condição de estar ferido fosse digna de pena ou inferior à posição de quem aponta as feridas. A 'falha' é sempre rejeitada, mesmo que inconscientemente. Jesus veio para os feridos não? Em um ambiente assim, as pessoas não se dispõem a ir para fora com suas lepras e ataduras. Sabem do ar de desprezo e como seres humanos, prezam pelo sentimento de aceitação. Não há verdade, não há transparência, não há cura. Aparências se mantém e podemos contemplar um desfile de máscaras.
            Seria quase inadmissível que alguém com alguns anos de conversão se mostrasse ferido, quase uma vergonha. Espera-se sempre perfeição e posicionamentos firmes e altivos, esquecendo que: a terra foi destituída da perfeição; aquele que está de pé cuidado para que não caia e aquele que se põe em posição exaltada, Deus humilha. Tantas distorções e perecimentos por total falta de conhecimento ou discernimento do conhecer.
            Se alguém não se adéqua ao modelo pré determinado de ‘crente ativo na obra’ tal pessoa só pode ser ferida... mas quem instituiu tais modelos? Como na questão da mulher adúltera, onde ninguém se atreveu a atirar pedras, quem pode se levantar como plenamente curado? JEOVÁ-RAFA: Hebraico = O Senhor é o que sara (Ex 15.26). Aquele que começou a boa obra em nós é fiel para completá-la e ceio que esse completar só se dará quando nos encontrarmos com Ele em glória.
            Esse é um início de uma pequena série de textos sobre o assunto. Pretendo listar os tipos bíblicos de feridas, bem como suas finalidade em Deus e também, causas. Há sim feridas que vem de Deus, para que sejamos refinados. O lidar dele é com a morte do nosso EU, sempre apoiado pela nossa alma, e como não nos é algo nada agradável, é para nós como duras feridas que nos incomodam e nos custa. Há quem diga que se o tempo curasse, não precisaríamos de Deus. Concordo, mas acrescento que Deus trabalha com o tempo ao mesmo tempo que é atemporal.
              A igreja deve ser terapêutica para as pessoas e não mais um local onde um sistema de modelos e padrões é instituído em troca de aceitação. Cristo é o modelo. Foi pelas pisaduras Dele que hoje podemos tomar posse da cura e sermos sarados.

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Verdade



E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.
João 8:32

Conhecer a verdade. O que é essa verdade!?
Por muito tempo fomos ensinados que a verdade é a Palavra de Deus. Correto. Mas o significado dessa “verdade” não pára por aí.
Tenho caminhado rumo a procurar entender como as verdades de Deus, contidas na Bíblia, nos transforma e opera todo processo de criação de novas coisas e restauração das que eram velhas.
            Jesus é a expressão do amor do Pai. Olhando para Ele nos identificamos como filhos; e a vida Dele deixou um modelo a ser seguido por nós. Logo, Cristo seria como um espelho, onde olhamos e vemos refletidos quem somos (Nele), quem o Pai nos projetou para ser e quem somos (sem Ele).
            Jesus nos revela quem verdadeiramente somos, carnais e pecaminosos. E uma vez que o Espírito nos convence do pecado, somos conduzidos a caminhar no processo do abandono das velhas coisas e a nos lançar na novidade de Vida. Somos libertos de quem somos (fomos). Cristo nos desvendou os olhos e, diante da verdade que Lhe custou um alto preço, nos vemos escravos porém com uma carta de alforria já assinada e reconhecida no Reino Espiritual.
            Temos realmente permitido que o Senhor nos confronte e nos leve a reconhecer nossa verdade (às vezes podre e falida), a fim de sermos libertos e renovados?
                     Ele está à porta e bate. Cear com Ele é ter comunhão, passar tempo, cultivar uma intimidade. E a intimidade revela a verdade de quem somos, o convívio nos revela. Se deixe revelar por Deus e através de Cristo. Com certeza Ele se revelará a você e te revelará a ti mesmo.